Belém

Paraenses tentam sobreviver sem saneamento em meio à maior crise do século na saúde

A maior crise do século na saúde já fez mais de 4,1 mil mortos no Pará. Até 14 de junho, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos confirmados de covid-19 passava de 69 mil. Além da falta de leitos e de unidades hospitalares estarem operando em capacidade máxima, o estado tem mais um adversário na luta contra o coronavírus: o acesso deficiente a serviços de saneamento.

Começa a valer o “lockdown” em Belém e outras nove cidades do Pará

Belém e mais nove cidades do Pará estão em “lockdown” — também conhecido como bloqueio total — a partir desta quinta-feira (7). A determinação que foi publicada no Diário Oficial suspende todos os serviços considerados não-essenciais e limita a circulação de pessoas. O objetivo do governo estadual é frear a velocidade de propagação do coronavírus.

Entrega de novo espaço para refugiados em Belém (PA), feita esta semana, era cobrada pelo MPF desde 2017

A realocação de refugiados e migrantes em Belém (PA) para novo espaço de acolhimento institucional, iniciada na terça-feira (7), é uma providência que o Ministério Público Federal (MPF) vinha cobrando dos gestores públicos desde que os primeiros grupos de famílias venezuelanas do povo indígena Warao chegaram à capital paraense, em meados de 2017.

Leilão do MPPA marcado para esta segunda-feira vai vender 15 veículos

A partir das 10h desta segunda-feira (23), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoverá leilão de veículos automotores que não são mais utilizados pela instituição. Ao todo, serão leiloados 15 automóveis, entre caminhonetes, carros de passeio e motocicletas. A alienação ocorrerá durante sessão pública e permite a participação de pessoas físicas e empresas que possuam CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) ativos.

MPF pede prisão preventiva de "testa de ferro" do ex-prefeito de Belém (PA) Duciomar Costa

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça nesta terça-feira (27) a prisão preventiva de um dos acusados de atuarem como empresários de fachada do esquema de corrupção liderado pelo ex-senador da República e ex-prefeito de Belém (PA) Duciomar Gomes da Costa, que desviou pelo menos R$ 400 milhões dos cofres públicos da capital paraense durante os dois mandatos como prefeito, de 2005 a 2012.

Aprovada proposta que dá o nome de Bernardo Sayão a rodovias que ligam Brasília a Belém

Foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (21), projeto que devolve o nome do engenheiro Bernardo Sayão a trechos da BR-153, de Goiás a Tocantins; da BR-226, no Maranhão; e da BR-010 e da BR-316, no Pará, estrada conhecida como Belém-Brasília. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 641/2015, do ex-senador Donizeti Nogueira, é terminativo na comissão e segue para a Câmara, se não houver recurso para análise em Plenário.

Projeto vai compartilhar experiências de vida de pessoas com deficiência

A partir das 16h30 desta sexta-feira (17), uma equipe do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) estará no terceiro piso do Shopping Boulevard, em Belém, para apresentar o projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”, voltado à defesa dos direitos e inclusão social das pessoas com deficiência e dos idosos.