Pará

Eleições 2022 - Filiação de Bolsonaro no PL refletirá na política paraense

Por Paulo Zildene

O presidente da República, Jair Bolsonaro ao filiar-se ao PL – Partido Liberal, trás na bagagem 70% dos partidos do chamado “centrão”. E, queira ou não, essa movimentação política na esfera federal, já começou a incomodar a alta cúpula do PL no estado do Pará, tirando o sono, inclusive, do presidente de honra, Anivaldo Vale.

Suspeitos de fraude no Enem são alvos de busca e apreensão no Pará

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (2), em Belém (PA), busca e apreensão de celulares e documentos da residência de duas pessoas suspeitas de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo as investigações, a fraude foi possível porque no último domingo (28) um dos suspeitos, enquanto fazia o exame, conseguiu utilizar o celular para se comunicar com pessoas que estavam fora do prédio.

Esse suspeito fez a prova em uma escola do município de Benevides, na região metropolitana da capital paraense.

Ex-alunos prejudicados por quatro cursos superiores ilegais no Pará têm 30 dias para pedir indenização

A Justiça Federal publicou, nesta quinta-feira (24), edital que abre prazo de 30 dias para que ex-alunos de cursos no Pará ilegalmente anunciados como de graduação e pós-graduação solicitem à Justiça o recebimento de indenização de R$ 5 mil mais o ressarcimento das despesas realizadas, informou o Ministério Público Federal (MPF).

Vacinação contra febre aftosa encerra dia 30

No dia 30 de junho, no Pará, termina a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A ação é promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e tem o objetivo de imunizar o rebanho de cerca de 21 milhões de bovinos e bubalinos nos 127 municípios do estado. A meta é ultrapassar os 90% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

MDR está apoiando criadores de abelhas do Pará na implantação de uma Rota do Mel

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, está apoiando criadores de abelhas do estado a Pará na implantação de uma Rota do Mel. O objetivo é integrar cerca de 500 apicultores, permitindo que eles tenham ganho de escala na compra de insumos e venda de produtos. Com isso, a expectativa é fortalecer a cadeia produtiva do estado. 

Na primeira etapa, as ações serão realizadas no sudeste no Pará, nos municípios de Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Parauapebas e Curionópolis.

Garimpeiros atacam e incendeiam aldeia de liderança Munduruku contrária ao garimpo no Tapajós (PA)

Um grupo de garimpeiros armados atacou nesta quarta-feira (26), no início da tarde, a aldeia Fazenda Tapajós, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará. O grupo incendiou várias casas da aldeia, onde estava uma das principais lideranças Munduruku que se opõem ao garimpo ilegal na região. As casas de Maria Leusa Kaba Munduruku e de seus parentes foram totalmente destruídas pelo fogo. O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Polícia Federal (PF) que enviasse forças para o local. Não há notícias de feridos pelos incêndios.

MPF recorre a Tribunal para obrigar combate urgente a garimpos ilegais em terras indígenas do sudoeste do PA

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para que o governo brasileiro seja obrigado a retomar, com urgência, as operações de combate contra garimpos ilegais nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no sudoeste do Pará. As operações foram interrompidas em agosto, após visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que se encontrou com garimpeiros.